segunda-feira, 27 de junho de 2011


Por onde começar

Vocês resolveram casar, parabéns! Provavelmente você já teve que organizar alguma festa de aniversário, festa de Natal, festa de amigos, mas casamento nunca. E festa de casamento é uma festa cheia de detalhes e protocolos, é a festa da sua vida e nada pode dar errado. Nada vai dar errado. A grande dúvida das noivas é sempre por onde começar. Comece com as cinco dicas abaixo que você conseguirá tirar de letra todo o resto!
O Estilo de sua festa
O melhor elogio que você pode receber quando sua festa acabar e “o casamento foi a cara dos noivos”. Não se inspire tanto nos casamentos das suas amigas ou primas para que sua festa não fiquei igual a delas. Pense em você e seu noivo, o que é a cara de vocês? Um casamento não precisa ser uma festa temática, será sempre um casamento, mas pode ser realizado de vários estilos: clássico e tradicional com igreja e buffet, na fazenda, na praia, no campo, mini casamento num restaurante, festa luxuosa e glamurosa, festa simples e elegante, de dia, de tarde, de noite, balada, brunch, luau, no jardim, em casa, pequena é íntima, festa de arromba, bolo e champanhe, destination wedding com 3 dias de duração, num hotel, informal, formal. Defina qual o estilo de festa é a sua cara. Com essa informação que você irá buscar o local e fornecedores certos.
O budget de sua festa
O assunto é sério e não pode ser evitado. Muito importante sentar e conversar francamente sobre o quanto se tem disponível para investir na festa de casamento e quem vai pagar a conta. Se as famílias vão arcar com os custos, não fuja de ter mais uma conversa séria. Marque um encontro e conversem abertamente sobre a vontade dos noivos, o quanto os pais podem pagar e o que os pais esperam do casamento – sim, normalmente quem paga pode dar opinião também!  Agora é hora de abrir uma conta investimento para guardar dinheiro para a festa, se for o caso. Não é uma boa ideia começar a vida de casada endividados. Fazer uma festa do tamanho que seu bolso pode pagar é sempre a opção mais elegante. Sabendo a verba que você tem disponível para realizar seu sonho você poderá ir atrás dos profissionais que cabem dentro deste orçamento. Leia mais sobre o assunto no Especial Finanças, aqui.
A lista de convidados...
Pode parecer cedo para definir sua lista de convidados, mas ela é fundamental para que você possa planejar cada passo de seu casamento.  Apenas sabendo o número de convidados que vocês terão que será possível escolher o local da festa de acordo com o número de pessoas e orçar todos os serviços, principalmente comida, bebida, decoração, lembrancinhas, convite, bolo e doces e outros. Sente com o noivo e as famílias e decidam se será uma festa para 50, 100, 200, 300, 400 pessoas ou quantas? Essa é uma das decisões mais difíceis e sabemos que sua lista pode mudar ao longo do ano: novos amigos serão adicionados, colegas de trabalho que saem do emprego serão cortados e por aí vai. Não se preocupe, você pode ajustar sua lista até o momento de enviar os convites para a caligrafia, mas neste primeiro momento faça uma lista provisória para saber quantas pessoas a festa deve comportar.
A data e o local...
Algumas igrejas são concorridas, há noivas fazendo reservas com até 2 anos de antecedência. Se você tem o sonho de se casar em alguma igreja/ sinagoga/ templo específicos, essa é a primeira coisa a ser reservada, para garantir a data que você queira. Verifique se sua igreja possuí restrição de fornecedores que podem trabalhar no local. Se sim, você precisará contratar somente fornecedores autorizados pela igreja, cuidado com isso. Marcada a igreja, com o estilo da festa definido, verba que se pode gastar e número de convidados, o próximo passo é escolher o local da festa.  Vale visitar diversas opções, inclusive num dia de festa para que você possa ver o local decorado. Pergunte também se o local impõe fornecedores obrigatórios.
Pesquise.....
Acredite, a vida de vocês hoje em dia está mais fácil. Há poucos anos atrás, não havia tanta informação sobre casamento e muito menos tantos profissionais disponíveis no mercado.  Hoje em dia, com a Internet, os blogs e sites de casamento, a informação está disponível para todas de forma prática, rápida e sem custo. Abra pastas em seu computador e vá salvando todas as imagens que você gosta como referência e anote todos os fornecedores. Gostou de um vestido que viu em algum blog? Salve a imagem porque provavelmente daqui a algum tempo você não se lembrará mais da onde era. E quando chegar a hora de procurar vestidos de noiva, por exemplo, você já estará mais certa do estilo que procura.

Para pular a fogueira...




Para pular a fogueira...
Tem que ser em grande estilo! Produzimos um cenário detalhado e cheio de ícones típicos de uma bela festa junina.



O TEMA DE UMA FESTA vai além da escolha de uma estampa e duas cores. A inspiração é um processo muito mais lúdico do que se imagina. A técnica decorativa fica em se- gundo plano durante o momento mágico da criação. O universo é o limite, ou uma viagem marcante, um filme de sucesso, ou, quem sabe, até, a quermesse do seu bairro. O segredo está - e aí sim, você precisará de mais atributos do que apenas uma boa imaginação - na hora de transportar as ideias para o projeto. O tema com que tanto sonhou e idealizou pode se transformar em um Frankenstein, caso não haja cuidado, harmonia e técni- ca. Por isso, a decoração da nossa mesa para a festa junina foi preparada cuida- dosamente, e embora você não encontre bandeirinhas, fogueira e balões, todos os elementos empregados,estampas, cardápio e materiais  remetem à comemoração sazonal em questão.




Para definir as cores de um décor, reúna as sugestões de estampa e nuanças e confira o efeito. Colorido é bom; confuso não é!



As porções individuais, de pequenas quantidades, permitem ao convidado degustar de tudo um pouco. O caráter da ocasião pede um menu com sabores típicos caipiras e com gostinho de feito na fazenda. Doces à base de leite e de compotas, e salgados que levem milho e farinhas diversas na receita.


 
Vidro, ferro, bambu e porcelana. A mescla de materiais é usual de acordo com o perfil da recepção


 
Improvise e crie um porta-talher e guardanapo a partir de um recipiente que tenha em casa e que originalmente tem outra função



Devido às temperaturas baixas típicas dessa época do ano, devemos priorizar pratos que possam ser servidos mornos ou frios, já que a informalidade da ocasião permite. Acima, a cumbuquinha com canjica picante. Abaixo, o doce de batata roxa e, ao lado, o de abóbora. Na página à esquerda, o cuscuz preparado com farinha de milho e camarão-rosa.