segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dicas para escolher o local da festa Dicas para escolher o local da festa


Dicas para escolher o local da festa

Quando for escolher o local da sua festa, pense em:

* O lugar comporta com conforto o número de convidados que você está pensando?

* Entender todos os custos que o lugar escolhido implicarão: se terá que alugar movéis, segurança, hora extra, se há onde estacionar os carros, etc. Não adianta escolher um lugar enorme e depois não ter dinheiro para alugar a mobília, certo?

Saber o horário de acesso ao local da festa: que horas seus fornecedores poderão começar a montagem da festa? Até que horas pode ser feito a desmontagem? Se você pretende fazer uma decoração fantástica, cheia de bolas penduras no teto e uma cortina para sua entrada, mas o local só libera a montagem depois das 17hs, e sua festa começa às 19hs, não dá, certo? E se você pretende que a festa vá até 7 da manhã, mas o local da festa determina que esteja tudo limpo até às 5hs, você terá que acabar a festa mais cedo. Pergunte tudo!

* Vai se casar no verão? Confira o ar condicionado da casa, se realmente dá conta do tamanho do local. Nada pior do que as pessoas ficando com “moleza” porque o ambiente está muito quente! O mesmo pensamento vale para quem está planejando fazer a festa ao ar livre num mês mais frio. O lugar tem aqueles aquecedores? Ou você quer as pessoas indo embora antes por estarem morrendo de frio?

Conferir os banheiros. Não adianta fazer uma decoração espetacular, e o banheiro do lugar ser horroroso, velho e quebrado.

* Perguntar se há restrições, como por exemplo lista de fornecedores e serviços permitidos. Se você sonha em contratar a decoradora “X”, e o local só permite usar as decoradoras credenciadas, é algo para você pensar. Aqui em São Paulo é comum lugares só permitirem fornecedores parceiros do local, especialmente som, decoração, segurança e vallet parking.

* Verificar se há restrição à música alta após certo horário.

* Há acesso para deficientes físicos e elevador para os idosos? Pense neles.

* O local da festa ser perto e de fácil locomoção da Igreja escolhida é uma comodidade para os convidados.

* Muito importante, especialmente aqui em SP, se o lugar possuí alvará de funcionamento. Vira e mexe algum restaurante ou buffet fecha por falta de alvará…

* Se tudo isto acima estiver certo, e ainda o lugar tiver um significado especial para os noivos, perfeito! (mas se não tiver, ficará tendo, então pense com carinho!).


Dicas para escolher seu fotógrafo

Cada uma tem seu item mais importante da festa de casamento. Para algumas noivas é o vestido, para outras as flores da decoração, etc. Para mim, disparado é o fotógrafo. Simplesmente porque fotografia é o momento congelado para sempre. E se o dia do nosso casamento é o dia mais importante e mágico de nossas vidas, então eu quero muitos momentos congelados lindos! Também porque não vemos tudo acontecendo neste dia: a decoração pronta antes dos convidados chegarem, nossa própria entrada, o olhar do noivo… são tantas emoções que no dia seguinte sempre parece que não nos lembramos de tudo. Mas o fotógrafo se lembra, ele fotografou tudo.

Para escolher seu fotógrafo favorito:

* Pense quanto do seu budget você dedicará à fotografia. Há fotógrafos de todos os níveis de preços no mercado. Lógico que os bons, em geral, são + caros: requer muita experiência, equipamentos caros, 12 horas trabalhando em pé, horas após tratando as fotos, etc. Cuidado com estes que prometem mundos e fundos como álbum da sogra, poster, calendário, etc, etc por um preço mais baixo. O foco dele é quantidade ou qualidade?

* Existem no mercado empresas especializadas em fotografia de casamento. Eu não gosto. Vou explicar porquê. Estas empresas contratam um monte de fotógrafos, em geral recém formados de cursos por aí. Quando você vê um álbum da empresa, está vendo, na verdade, uma edição das melhores fotos, dos melhores fotógrafos. Mas será que esse cara bom estará no seu casamento? É importante você conhecer o profissional que irá ao seu casamento, ter afinidade com ele, gostar do estilo de fotos que ele faz. Portanto, não contrate empresa, contrate o fotógrafo.

* Defina seu estilo favorito de foto, e vá atrás de fotógrafos que façam isso. Eu não estou falando apenas de fotos clássicas X fotojornalismo, mas também se você gosta mais de fotos com efeitos ou não, se gosta de um estilo vintage ou mais realista, ou artística, se gosta de preto e branco ou não, etc.

* Afinidade é tudo! Seu fotógrafo será a pessoa que estará te acompanhando o dia inteiro, desde a hora de se arrumar até o fim da festa. Verá você de bobs no cabelo, aguentará sua ansiedade, nervosismo, tudo. Escolha uma pessoa que você se sinta a vontade.

* Quando visitar um fotógrafo, peça para ver vários álbuns completos, e não apenas 1 álbum com as melhores fotos dele. Não se engane.

* Tem que estar no contrato se o fotógrafo fica até o fim da festa, ou quantas horas ele trabalha e quanto custa a hora extra. Isso é importante para que não aconteça dele ir embora às 2hs da madrugada, enquanto sua festa durará até às 6hs, e vários momentos lindos acontecerão após ele ter ido embora.

* Tem que estar no contrato também se ele entrega 100% das fotos pra você, ou apenas a quantidade determinada para o álbum, 120, por exemplo. É normal fotógrafos tirarem mais de 800 fotos numa festa. Você só poderá escolher umas 100 ou 120 para o álbum , para não ficar tão grande e cansativo. Mas e as outras 700 fotos? Você também vai querer guardá-las de lembrança, e se for comprar separado após, serão bem caras. Já verifique se receberá todas ou não. E isso influi no preço do fotógrafo, lógico.

* Não esquecer que no contrato deve constar: nome do profissional contratado, nome de quem irá substituí-lo em caso de força maior, número de assistentes, lista de locações (cabelereiro, igreja, salão), data e horário do trabalho, traje, equipamentos a ser usado, valores, se incluí o álbum ou não, tratamento das fotos, quantidade de fotos a ser entregues, prazo de entrega das fotos.


Dicas para escolher seu videomaker

Se você entregar o mesmo roteiro para Quentin Tarantino e Woody Allen, os filmes sairão completamente diferentes, não é? Para a filmagem do seu casamento, é a mesma coisa. O profissional, videomaker, irá contar a história do seu casamento através do video, com as cenas reais do que aconteceu no dia, mas também com a visão e estilo dele. Por isso é importante ter tanta afinidade com este profissional, igual falamos sobre o fotógrafo.

Tem gente que acha filme de casamento chato. Me desculpem, é porque não conhecem bons profissionais. Hoje em dia tem muita gente bacana na área, se especializando em cinema, fazendo cursos no exterior, ou simplesmente com um olhar diferente. Uma boa edição é fundamental se você não quer aqueles videos longos e tediosos.

Quando for escolher o profissional que fará o video do seu casamento, não se esqueça de:

* Ver um video inteiro de um casamento filmado e editado pelo profissional, e não apenas cenas dos melhores momentos. O que importa é como a história do casamento foi contada pelo videomaker, através da edição. Você só vai saber se gosta do estilo dele assistindo um inteiro.

* Pergunte sobre o equipamente e tecnologia a serem usadas. Hoje em dia seu video pode ser DVD ou Blu-Ray. Blu-Ray é a midia que vem substituindo o DVD, assim como o DVD substituiu o VHS. Garante melhor definição. Os aparelhos de Blu-Ray estão aos poucos cada vez mais acessíveis, e quem tem PlayStation 3 já pode assistir video em Blu-Ray, então escolha a tecnologia nova.

* Iluminação! Não é horrível um cara chegar com um holofote na sua cara para te filmar? Hoje em dia não é necessário isso, com a modernização dos equipamentos, é possível gravar muito bem sem esses holofotes atrás da camera. Aliás, aqueles fios correndo no chão, para manter acesso os holofotes, também são péssimos.

* Tão ruim quanto um holofote na sua cara são os videomakers que colocam um microfone na sua cara para fazer uma declaração “espontânea” enquanto você está comendo. Aliás, por que filmam a gente enquanto estamos comendo? Sem noção né… Não são todos que fazem isso. Pergunte antes, deixe combinando antes se você quer discurso dos convidados ou não, os instrua a não filmarem as pessoas comendo.

* Não esquecer que no contrato deve constar: nome do profissional contratado, nome de quem irá substituí-lo em caso de força maior, número de assistentes, lista de locações (cabelereiro, igreja, salão), data e horário do trabalho, traje, equipamentos a ser usado, valores, quantas cópias do video incluí, se entrega todas as fitas da gravação ou apenas a edição, prazo de entrega do video editado.

Dicas para Decoração da Cerimônia

Tem coisas que eu acho que a noiva não deveria se preocupar. É responsabilidade dos profissionais contratados pensar em alguns detalhes “técnicos” do grande dia. Mas como nem todo mundo tem a sorte de contar com excelentes profissionais, resolvi compartilhar com vocês .

São dicas para a decoração da cerimônia religiosa, mais especificamente do altar, onde tudo acontece. O interessante é que são do ponto de vista de fotógrafos, e foto para mim, como já disse, é muito importante, principalmente na hora do SIM!

Peça para seu decorador verificar se existe espaço livre para o fotógrafo andar pelo altar (atrás do padre/pastor/celebrante, passagem pelas laterais). Nós fotógrafos andamos muito e queremos pegar detalhes de todos os ângulos possíveis e sabemos que você não quer nenhum acidente na hora da cerimônia.

* Evite ter muito pertinho dos noivos detalhes da decoração nos quais possamos esbarrar facilmente ou quebrar. Realmente precisamos de um espacinho para “transitar” com segurança para você.

* Evite arranjos altos na mesa do altar, senão eles ficarão na frente do seu rosto nas fotos.

* Quando você chegar ao altar, demore um pouco para soltar o bouquet. Algumas noivas soltam o adereço tão depressa que não conseguimos fazer aquelas lindas fotos da noiva segurando o bouquet no altar.

* Converse com seu cerimonial e peça para as damas e pajens entrem com bastante espaço entre um e outro. Se eles entrarem grudadinhos, não conseguiremos fazer foto de todos.

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